26 de novembro de 2009

Depois do sapo.....

Antes de qualquer coisa, quero reforçar aqui a corrrente de orações pela minha vó. Que Deus faça o que for melhor para ela.

Bom, como uma Pinheiro nata cheguei atrasada, mas cheguei.
Desde o lançamento deste novo canal de comunicação midiático na web (PS: acabei de inventar isso com base nos meus longos/curtos anos de faculdade) penso sobre o que escrever, a quem declarar o meu amor pimeiro, como me declarar a todos.....Conclusão, pensei, pensei e nada. Nada.
E para piorar fiquei intimidada com os posts bem escritos, criativos, inteligentes da Thaís. Caramba, ela escreve muito bem né?
Falando nisso....há umas duas semanas eu, minha mãe, a Tia Sônia, Tia Dely e Leninha estávamos justamente conversando sobre o quanto a Thaís é inteligente, sabida mesmo, bem sabidona.
Antes, quando eu tinha uns 16, 17 anos pensava, nossa a Thaís é tão inteligente, ela pinta, não borda, escreve, sabe de política, matemática, geografia, cultura, música, mundo, novela. Queria ser assim. Como será que faz?
Tratei logo de dar o primeiro passo na busca pela sabedoria. Por indicação dela li  A Revolução dos Bichos. Adorei! E me senti bem inteligente...
Hoje, já lidos outros vários livros, concluído o curso de Comunicação Social pela Universidade Católica de Brasília (que chique!!) continuo achando a Thaís super cabeçona. Gente, ela pode ser artista plástica, professora, advogada, joranalista, deputada, mestre, doutora....e muito mais.
Para terminar quero informar à dona Thaís Veríssimo Pinheiro Fernandes que em 2010 não vai ter desculpa. Ela vai voltar estudar, qualquer coisa. Quero ver os seus cadernos, todos os deveres de casa, vou conversar com a sua professora, olhar todas as suas notas e o boletim de cada bimestre.
Olha, olha, terá que fazer tudo direitinho senão eu quem vou pagar o SAPO. E eu sou bem brava....


Amooooooooooo vc
Morena

24 de novembro de 2009

CORRENTE DE ORAÇÃO

É muito duro para um filho saber que sua mãe encontra-se no leito de uma UTI sem esperança de recuperação. Não sei se ela está sofrendo, se sente dores, se está consciente. Ninguém sabe. Neste momento só nos resta aceitar o sofrimento, rezar e pedir a DEUS que cuide dela. Neste sentido, a Dely está propondo que todos nós façamos uma corrente de oração e todos os dias num determinado horário (eu sugiro que cada um escolha sua hora) reze um PAI NOSSO pela nossa mãe, avó, sogra, tia, amiga etc.

20 de novembro de 2009

E a pizza "acabou em pizza"


O Blog está sendo um ponto de encontro pra todos nós.
Estamos aproveitando o espaço pra marcar reuniões e festas...
E pra DESMARCAR também!
Sinto em dizer que teremos que adiar a PIZZA.
A pizzaiola da família (Dely) não está muito disposta e pediu para que marquemos outro dia.. logo estarei publicando nova data.

Pagando...


* Quero aproveitar o espaço pra elogiar e dar uma bronca: Esse BLOG foi idéia da Verônica Morena, Jornalista recém formada e recém contratada da TV Brasília, uma profissional nova na idade e no diploma, mais de muita experiência devido a sua correria atrás de estágios e trabalhos ligados a área... Ela superou todas as minhas espectativas, e me orgulho dela por isso, porque agora sei que ela vai bem além de tudo o que eu esperar dela. Mas estou P da vida!!!! Morena cadê você?!?!?!?! Nem um post?! Um texto pequeno?! Sobre qualquer coisa?! A chácara, o Gama, uma bronca, uma declaração, um aviso, uma informação, um sinal de fumaça?!?!?! Rs.

19 de novembro de 2009

ELEIÇÕES DO PT

E quem for filiado ao PT tem um compromisso no domingo: votar para a escolha da nova direção do partido. Será no Centro de Ensino Especial, de 09h às 17h.

NO FIM TUDO ACABA EM PIZZA

Amanhã o casal Luciano/Leninha abre a sua casa para receber os amigos mais uma vez. O regabofe com pizza, cerveja, coca-cola e água mineral começa às 20 horas e o simpático casal espera contar com a presença de todos os sociáveis da família. A conferir

18 de novembro de 2009

Frases filosóficas de Chico Calisto...

"Entre o que eu penso e o que eu sou merecedor, só os analistas sabem entender!"

Alguém pelo amor de Deus pode explicar o que esse homem pensante quer dizer?!?!?!?!?!?!

17 de novembro de 2009

Pois bem, esse caboclo que veio cuidar dos animais, pensou em uma pessoa para lhe ajudar nas tarefas da mata. E ai como fazer uma pessoa que lhe assemelhace mais que fosse diferente, mais submissa, obediente, carinhosa....................

16 de novembro de 2009

O mais novo sinuqueiro da chácara.

Direito de resposta dos Rochas

Eu pensei num primeiro momento em escrever um texto sério e formal para desculpar-me com o Sr. representante da família Rocha mais assíduo na Nossa Chácara, mais hoje acordei com muita vontade me declarar a alguém... então o escolhido foi nada menos que José Luciano Alves da Rocha.
Filho da Da. Luzia e do Seu José Fontes , este membro da Chácara Pinheiro é um amigo pra toda hora, preocupado com a próxima piada e com os assuntos sérios de todos da família, conselheiro, nosso consultor de Direito, marido dedicado, pai exemplar de filhos admirados por todos, dono de um humor ímpar. Um dos homens que mais admiro na família, por sua inteligência, pela família que construiu, filhos que educou, e por ser hoje presente demais na minha vida, meu padrinho de casamento, e padrinho do meu pequeno Miguel.
Tio Luciano,
Eu acredito que família é uma reunião de pessoas que cada um escolhe pra si, por sangue, afinidade ou amor. As vezes reunimos todos estes itens em uma pessoa, outras pessoas se tornam nossa família com o tempo, não por sangue mas por afinidade e amor apenas... essas são as melhores relações, pois são construídas no coração. Está claro, pra todos que nos conhecem, que você é parte importante dessa família e da Chácara! Ter a família Rocha como parte de nossas vidas sempre foi gratificante. Tanto que cresci entendendo que o Lucio Mario e o Luciomar eram meus primos, aprendi com a pouca, mas agradável, convivência a gostar dos seus irmãos e sobrinhos, e mais ainda da base dos Rocha, Seu Zé e Da. Luzia.
Você é PARTE ESSENCIAL DESTE BLOG E DESSA FAMÍLIA e sei que apesar de fingir não saber (rs), você sente o quanto FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA. Pode ter certeza: Nossos fins de semana não seriam os mesmos sem você e a tia Lena na chácara. E ter vocês como membros dessa imensa família, engrandesse demais as qualidades reunidas nessa TRIBO!

12 de novembro de 2009

Sinta-se em casa!

Esse Blog é de todos.
Todos os parentes, agregados, amigos e conhecidos...

Você que já comeu o feijão da tia Lucia, que não tem igual.
Você que aprendeu com o tio Matias a separar o lixo.
Você que já comeu o delicioso frango caipira ao molho pardo da Dely (receita da vó Lusia).
Você que já esperou o bolo da tia Sônia e guardou espaço pro mexido que vai rolor a noitinha.
Você que já escutou junto ao Mauro "o melhor Cd da Marisa Monte" na maior altura, ao menos dois FDS seguidos.
Você que adora torresmo, rabada, tambaqui na brasa, carne de porco, piqui ou gueiroba.
Você que já ficou ao redor da foqueira vendo o show de efeitos especiais com bombril ou aprendeu a fazer balão de jornal com o tio Carlão.
Você que já tomou banho de bica.
Você que já comprou do shopping da Carminha.
Você que já ouviu o Reggae do Maranhão importado por Dada e Chico.
Você que brincou de sinuca com o Miguel.
Você que riu muito das brincadeiras "super sérias" do tio Luciano.
Você que já se surpreendeu com o Tucano roubando comida na cozinha.
Você que já escutou Djavu três vezes seguidas.
Você que já dançou nossa Quadrilha, comeu nosso sarapateu ou baião de dois, bebeu nosso quentão e dançou forró até o sol raiá.
Você que adora a Festa dos anos 60, o torneio de futebol ou o torneio de sinuca.
Você que já pescou na represa, ou esperou por horas a costela assar na fogueira.
Você que sabe que uma caixinha de skol é sempre bem vinda.
Você que conhece o comentário: "já estamos na letra X do alfabeto"kkkk.
Você que de alguma forma já passou bons momentos e deu boas risadas na Nossa Chácara.

E então se identificou?! Então nos deixe um comentário, um texto sobre a chácara, ou sobre alguém da família, vale declaração, bronca, idéias, etc.
É só clicar em comentários (logo abaixo), ou nos mandar um e-mail no endereço pinheiros.familia@gmail.com

9 de novembro de 2009

Unidos sempre

Família unida quer estar todo mundo sempre junto. Mas infelizmente as perdas são inevitáveis e esse é o ciclo natural da vida. Com o tempo as pessoas se vão, ou adoecem e a família se abala. Como diz a Flávia " a dor é inevitável mas o sofrimento é opcional".
O certo é: momentos tristes sempre passam... E estes momentos e acontecimentos tem nos mostrado uma mulher forte e mais uma vez reforça que a tia Lelé é a DEDICAÇÃO em pessoa. A tristeza tem aproximado mais ainda nossa FAMÍLIA. É a mão de Deus nos mostrando que em tudo se aprende. Eu aprendi a amar ainda mais todos vocês! Tenho, cada dia, mais certeza de que nossa família é um presente de Deus e é um privilégio conviver com tantas pessoas cheias de valores, experiências de vida e caráter... saber que podemos contar com cada uma delas sempre!Família GRANDE, de Pinheiros, Veríssimos, Dutras, Pereiras, Oliveiras, Pilotos, Rochas, Santos, Silvas, Calistos, Fernandes e aí se vai... Nossa ÁRVORE é gigantesca e isso nos torna uma comunidade acolhedora, unida, cheia de amor e qualidades... e defeitos é claro! Ou como seriam as terapias em grupo regadas a cerveja, vinho, coca-cola e água com gás do fim de semana?! Que graça teria esperar a rabada, o frango caipira, a costela na brasa, o porco que ainda vai morrer, o bolo e o café?! Como seriam monótonas as festas de aniversário se não fosse as brincadeiras sobre a vida alheia (vida alheia bem próxima e respeitada). Todos os defeitos e qualidades nos fazem rir, chorar, fazer piada, discutir, brigar, bater na mesa, fazer as pazes, dizer que ama, dizer na cara o que tá engasgado e tornar a fazer as pazes. Porque paz é o que importa. E amor nós temos demais uns pelos outros. A FELICIDADE vem com o passar dos dias e estaremos todos lado a lado, aconteça o que acontecer, apoiando a Marlene e todos que precisarem de apoio em qualquer situação. E com certeza é isso o que a Da. Lusia quer!
* Obs: Na foto acima falta um dos filhos, tio Ciso (o membro mais doce, carinhoso e beijoqueiro da família)... fico devendo atualizar a foto.

Época de nascimento



Neste fim de semana vi o nascimento de flores, de frutos, de bichos e talvez o renascimento de gente. Vi o a semente de milho germinar, o feijão romper e a terra afastar pedrinhas do cascalho grosso para ver a luz e receber gotas da chuva que caia. Vi os pássaros tentando impedir o milagre da vida em busca da sobrevivência. Vi a natureza operando. Vi os peixes crescendo na água barrenta do nosso laguinho repleto de vida. Vi os patinhos e os pintinhos recém-nascidos. Andei de olhos no chão molhado para ver o mato crescendo. Por mim não cortaria nada. Se não fosse a questão natural da sobrevivência deixaria que pés de goiaba, grama, capim, ervas, etc disputassem o alimento da terra e que vencesse o melhor. O melhor seria não interferir, mas a luta pela sobrevivência fala mais alto e eu preciso mais de goiabas e milho do que de capim. Então roçadeira no capim. Cruel. Mas eles são persistentes e voltam a brotar sempre. E a vida vai passando. Depois escrevo sobre a vida que passou...

Quem somos nós?!

Conceito de família:
A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas
, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes directos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante gerações.
Conceito de Clã:
Um clã constitui-se num grupo de pessoas unidas por parentesco e linhagem e que é definido pela descendência de um ancestral comum. Mesmo se os reais padrões de consangüinidade forem desconhecidos, não obstante os membros do clã reconhecem um membro fundador ou ancestral maior. Como o parentesco baseado em laços pode ser de natureza meramente simbólica, alguns clãs compartilham um ancestral comum "estipulado", o qual é um símbolo da unidade do clã. Quando este ancestral não é humano, é referenciado como um totem
animal. Em geral, o parentesco difere da relação biológica, visto que esta também envolve adoção, casamento e supostos laços genealógicos. Os clãs podem ser descritos mais facilmente como sub-grupos de tribos.
Conceito de tribo:
Uma tribo consiste de uma formação social antes do desenvolvimento de, ou fora de, estados
. Muitas pessoas usam o termo para referir-se a sociedades indígenas não ocidentais. Alguns cientistas usam o termo para referir a sociedades organizadas largamente baseadas em corporações de grupos de descendentes. Em alguns países, tal como a Índia ou o Brasil, as tribos têm estatutos legais reconhecidos e uma autonomia limitada pelo estado.
Conceito de comunidade:
Do ponto de vista da
sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório podem formar uma comunidade, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia , cidade ou na mesma chácara.
Este final foi por minha conta! Rs.
E vc?! Nos considera uma Família, Clã, Tribo ou Comunidade?

A agua e a Terra

A agua andando ou nadando muito tempo pelo céu, fazendo aquele aguaceiro, chegou um senhor de barba branca com muita autoridade falou pra ela ir da uma volta, um lugar para descansar e descança-lo tambem. Saiu pela janela e pediu ajuda a uma nuvem para descer até naquele lugar deserto, a terra. Chegando aqui se apaixonaram começaram um namoro de seis meses e ai começou a nascer filhotes para todas as partes. A agua espantada com aquelas coisas verdes, amarelas, vermelhas, azuis e roxas pediu as nuvens para voltar. Chegando lá assustada falou para o senhor do acontecido. Deixe de bobagem falou ele, aquilo é pão, vou botar alguem para comer e cultivar. E mandou pra lá alguns animais e um caboclo para cuidar dos animais.........

O MILHO VAI NASCER

Com as chuvas que estão caindo no DF fico muito animado porque tenho certeza de que o milho que acabamos de plantar vai nascer e dar belas espigas. É o milagre da multiplicação, é a produção de riqueza que praticamos em pequena escala, ou escala de agricultura familiar mas que, se multiplicarmos por milhões de famílias que a praticam por este Brasil afora dá um resultado fabuloso.
Aliás, a Chácara Pinheiros é uma amostragem do que se passa no mundo.